sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

[RESUMÃO] lost: the life and death of jeremy bentham (S05E07)


em toda a nossa existência, na maioria das vezes, procuramos seguir aquela linha tênue sobre o que é certo e errado. algumas pessoas optam pela religião como o caminho mais fácil para encontrar o conforto, outros preferem montar suas próprias crendices independentemente do resultado final. se existe D'us e diabo, pelo menos em lost eles estão jogando. o problema é que peças importantes são sacrificadas e cada vez mais fica impossível distinguir o bem do mal nessa fantástica série.

o sétimo episódio dessa temporada revela um dos maiores mistérios da série. afinal, o que teria acontecido com locke para ele abrir mão de sua vida? um homem de tamanha fé estaria tão confiante em sua importância, talvez no seu destino, que se sacrificaria como um ato benevolente? as coisas não foram bem assim, locke está de volta na ilha e ao que tudo indica, ele continua vivo, diferente de christian shephard, uma alucinação da ilha que nem todos viram. ou será que o pai do doutor quis assim?

charles widmore, a pessoa que enviou um grupo de extermínio com um navio carregado de c4 à ilha, além de ter causado um inferno na vida do desmond ao impedir o namoro do brodá com sua filha, acabou se mostrando uma pessoa mais sensata. diferente daquele jovem arrogante que locke encontrou no passado, widmore construiu uma vida com base na vingança, já que segundo ele mesmo, ben exilou da ilha, assumindo assim o comando dos outros. será que realmente a ilha era um local pacífico de se morar antes do expurgo causado por benjamin linus e até então aceito por richard alpert?

o misterioso matthew abbadon, que até então muitos julgavam fazer parte de uma organização ainda desconhecida, mostrou que era apenas mais uma peça nesse incansável jogo de gato e rato promovido por benjamin linus e charles widmore. infelizmente aquele que poderia dar mais respostas à locke, teve um trágico destino sendo assassinado por aquele que talvez seja o maior vilão da série: ben, que um dia já foi chamado de henry gale.

falando em benjamin, é incrível o poder de manipulação que o cara possui. creio que sim, um dia ele enganou widmore, da mesma forma que ele já enganou michael, saiyd, locke e por fim jack, já que o doutor acreditou realmente no suicídio de locke. ben se mostrou nesse episódio ser nada mais nada menos que um garoto mimado, que sente inveja daqueles considerados especiais, talvez pela rejeição que sentiu na infância e ao se sentir especial não quis abandonar esse posto. incomparável, porém, é a dor de locke, homem que realmente sofreu por toda a sua vida, que se sentiu feliz em poucos momentos, que já amou, foi traído inúmeras vezes e se mostrou covarde em diversos momentos. john procurou redenção aceitando o seu fracasso ao tentar se matar e ao ser salvo confiou mais uma vez naquele que a própria essência da ilha já tinha avisado a ter cautela. sim, benjamin linus teve a resposta que precisava para retornar à ilha e assim acabar de vez com a vida de locke, aquela pessoa que o próprio linus acreditava ser especial.

agora john está de volta à ilha, confuso, sem saber direito o que aconteceu, e o pior de tudo é saber que talvez a única pessoa que pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas é o seu assassino, que dessa vez encontra-se ferido diante dele.

considerações:
»widmore diz que john precisa voltar para ilha, pois uma guerra está se aproximando, caso isso não ocorra o mal vencerá. na guerra do poder pela ilha é impossível saber realmente quem são os mocinhos de verdade.

» a saída da ilha fica na tunísia, widmore diz que já fez isso e assim ligando as peças pensamos que em algum momento um urso polar tenha girado a roda, talvez até que acidentalmente, já que charlotte encontrou os esqueletos do animal próximo do local.

» locke, ao tentar persuadir os oceanic six, é pego pela espinha com as suas grandes frustrações, kate e saiyd dizem que a maior motivação de locke é não ter ninguém. e ao final, vendo que helen, a mulher da sua vida está morta, e seu fracasso em convencer os sobreviventes, acaba optando pelo suicídio.

» falando na helen, será que realmente ela está morta? se pensarmos que widmore plantou um avião com diversos cadáveres no fundo do mar para forjar o acidente do voo 815, enganar john dessa maneira seria mais fácil ainda.
» abbadon diz que ele é quem indica o caminho que cada um deve seguir, e ele fez isso com locke ao induzir John a pegar aquele avião no passado. se formos a fundo nessa missão dele dada por widmore, podemos considerar a possibilidade do vidente que diz para claire sobre a adoção, ou até mesmo libby, que deu o barco para desmond, terem a mesma missão.
» walt apareceu e por mais curta que tenha sido, mostrou o quanto o garoto é especial. walt já é praticamente um homem, não se mostra surpreso em encontrar locke, afinal ele vem sonhando com john já faz um tempo. o sonho é algo que intriga, pois o careca está de terno, cercado por pessoas que o querem machucar. seria um aviso sobre o futuro e o que está por vir?
» entre todas essas escolhas fico ainda mais intrigado quanto ao papel de richard nisso tudo e porque enquanto alpert e christian avisaram john sobre sua morte, ben o impediu, mesmo o matando depois, e widmore avisou que não deixaria que isso acontecesse. mMais uma vez uma maneira dos dois manipularem john locke?

» ilana e caesar, provavelmente as pessoas enviadas por widmore para localizar a ilha?
» caesar diz a locke que algumas pessoas no avião desapareceram e o piloto fugiu de barco com a lista de passageiros e uma mulher. pois vamos aos palpites: lapidus e sun fugiram ao chegar à ilha, provavelmente eles estavam no barco que atirou nos sobreviventes durante os flashes. hurley, jack e kate foram para o passado na época onde jin se encontra impedindo de forma não proposital a confirmação que o marido de sun está vivo. só falta eu encontrar o saiyd nessa equação já que Ben também ficou no “presente”.

0 comentários: