domingo, 29 de março de 2009

[RESUMÃO] lost: he’s our you (S05E10)


sayid é um assassino. sawyer é um golpista. ben é um manipulador. cada vez mais esse jogo mostra que algumas peças até então utilizadas apenas em pequenas jogadas, podem ter no final uma importância bem maior, mudando de vez o resultado final. esse episódio foi de suma importância para o desfecho da série, definindo o motivo pelo qual vidas foram destruídas e mostrando que nem sempre a vingança é a melhor solução ou, utilizando um velho clichê, “não necessariamente um prato que deve ser comido frio”.

“he’s our you” pode ser considerado um episódio que retorna às origens clássicas da série, apresentando não um flashforward e muito menos uma história situada no presente, mas sim o bom e velho flashback centrado dessa vez no torturador sayid. desde a infância o iraquiano mostrou sinais homicidas nos pequenos detalhes e ben sabe disso. desde o princípio ben sabe disso e é usando dessa fraqueza que linus se aproveita para fazer seu jogo de manipulações para se vingar de sayid e ao mesmo tempo executar o seu plano de retornar à ilha.

sayid não queria voltar em nenhum momento. ele matava achando que estava ajudando os outros, mas na verdade o propósito era se ajudar, afinal ben anuncia que é isso que o iraquiano gosta de fazer, isso é o melhor que ele faz, e sayid reconhece e admite. seu encontro com illana mostra algo que sawyer dizia no começo da série: “um tigre não muda suas listras” e as de sayid nunca mudarãp e isso é um dos motivos da origem e do caráter do melhor jogador da série, ben. é impossível definir os mocinhos e os bandidos em lost.

o iraquiano está no passado, está confuso, está em julgamento e não sabe o motivo pelo qual ele foi parar novamente na ilha. enquanto prisioneiro de seus antigos aliados, inclusive amigos que no passado ele pensou em sacrificar para salvá-los, sayid tem tempo para pensar e aceitar seu destino: a morte certa. entretanto, diante daquele que o impediu de ser uma pessoa melhor e o manipulou mostrando realmente seu pior lado, sayid entende o motivo pelo qual ele retornou - corrigir os erros do passado, assassinando ben linus. a questão é que o futuro é imutável e a consequência que essa decisão trará definiu o fim da paz entre hostis, remanescentes da dharma e o nascimento de benjamin linus como conhecemos.
.
.
.
considerações
.
» ben sabia exatamente os motivos que o levaram até lá, desde a tentativa de assassinato pelas mãos de sayid, até a forma como todos saíram da ilha. agora cada vez fica mais claro que o único motivo para os sobreviventes retornarem foi simplesmente para definir os acontecimentos futuros da ilha e construir o caráter de algumas pessoas.
» é incrível ver o quanto sayid sofre com aquilo que ele é desde o momento em que horace aparece com o alicate e ele pensa que será torturado, até o encontro com seu “EU” da dharma.
» a mãe de ethan diz que é necessário pensar nas crianças e sayid deve ser executado antes da votação. proteger as crianças é algo que sempre foi citado desde o início da série e foi deixado de lado. Será uma possível volta ao tema antes do término da temporada?
» sawyer tenta ser uma pessoa melhor, porém de forma sutil ele ainda não está disposto a abrir mão daquilo que ganhou agindo de forma correta, mas não honesta. talvez algo que seria mudado caso o caráter do personagem se mantivesse como há três anos.
» oldham, o sayid da dharma, teve uma pequena e discreta aparição, mas quem concorda que ele terá uma participação maior futuramente sendo revelado um papel mais importante do que imaginamos?
» é impossível não sentir pena e ódio ao mesmo tempo de ben. o conceito utilizado em outras séries e filmes que definem o futuro de uma pessoa é bem empregado para esse personagem. um jovem que no final das contas apenas quis ajuda para fugir dos problemas com o pai no final foi traído de uma maneira que jamais pensou. se sayid morrerá no passado pelas mãos de ben ainda não sabemos, mas ele sabe muito bem e isso o define como grande jogador dessa história.
» comentários banais, mas que devem ser feitos: juliet está cada vez mais linda enquanto kate cada vez mais chata. hurley e jack estão literalmente perdidos, mas aceitando bem a princípio a situação que foi imposta a eles.
» illana diz trabalhar para avelino, a pessoa assassinada por sayid no terceiro episódio da quarta temporada. mas duvido que ele seja apenas uma caçadora de recompensas. ainda falando sobre illana, que péssima interpretação no momento da conversa dela com sayid no bar, diz aí? sei lá, saiu um jogo de sedução bem canastrona...

0 comentários: