domingo, 22 de junho de 2008

apenas coincidências…


assim como em 2008, o gp da frança de 1986 também era a oitava etapa da temporada. assim como nesta temporada, havia quatro pilotos na briga, defendendo três equipes diferentes. e, da mesma forma que neste ano, o líder o mundial após sete etapas era o mais jovem dos quatro, um piloto com reconhecido talento, mas com equipamento inferior ao dos rivais, que vinha de uma vitória na etapa anterior.

coincidências? então veja essa. a ordem do campeonato, àquela altura, era ayrton senna em primeiro, com a lotus, alain prost em segundo, com a mclaren, e a dupla da williams na seqüência, com nigel mansell à frente de nelson piquet. hoje temos, na ordem, robert kubica, da bmw, à frente de lewis hamilton, da mclaren e felipe massa da ferrari, com o também ferrarista kimi räikkönen fechando o top-4.

mas o que liga uma temporada e outra não é apenas o número de pilotos e equipes na briga por vitórias e pelo título. é também a imprevisibilidade, a chance de haver um novo líder a cada corrida, transformando o campeonato em um prato cheio para um menino de dez anos que esteja começando a acompanhar a categoria.

provavelmente, lá por 2030, o menino chegará aos 32 anos lembrando de 2008 com um carinho todo especial. e, caso o mundial deste ano futuro também se mostre equilibrado e imprevisível, ele fará questão de dizer que não se compara àquela temporada que ele acompanhou, ainda criança, com entusiasmo e emoção.

só para não deixar as coincidências no ar, vale lembrar que na frança, em 1986, deu mansell, seguido de prost e piquet. em quarto lugar ficou keke rosberg, um ex-campeão que vinha de resultados medianos na temporada. será que o gp da frança de 2008 contará uma história semelhante para o menino que não era nascido há 22 anos? a conferir

0 comentários: