terça-feira, 17 de junho de 2008

'o incrível hulk' e o plano de dominação da marvel


quem ficou para ver a cena pós-créditos de homem de ferro sabe do que se trata. o arrasa-quarteirão protagonizado por robert downey jr. não só foi a primeira produção independente do marvel studios (a paramount apenas distribui), como marcou o início de um ambicioso plano de interligar todos os seus novos filmes, exatamente como acontece nos quadrinhos (o que antes era impossível porque cada personagem pertencia a uma empresa diferente -- x-men é da fox, homem-aranha da sony etc.).

samuel l. jackson faz uma ponta como nick fury no final de iron man, e deve estrelar o filme do agente da s.h.i.e.l.d. em algum momento. antes disso, thor, capitão america e o homem-formiga (!), os membros originais dos vingadores, devem ganhar seus próprios longas. a estratégia culminaria com the avengers (marcado para 2011), reunindo todos os integrantes da equipe.

chama atenção a coragem da marvel em atiçar a expectativa do público desse jeito (afinal, cinema não é hq, as incertezas são muito maiores e o risco de ir tudo para o ralo também). mas não é só isso: acaba que o ponto alto de o incrível hulk, que estréia amanhã, é justamente a aparição surpresa de um certo personagem, dessa vez antes mesmo dos créditos, deixando mais do que explícita a estratégia de localizar as histórias no mesmo universo ficcional.

sempre achei que o mais interessante em histórias de super-heróis fosse o impacto que eles têm no mundo. o posicionamento e organização de um grupo heróis perante uma sociedade que os hostiliza sempre rendeu boas histórias e é, por exemplo, o maior atrativo de uma franquia que não precisa provar mais nada -- x-men. do jeito que a coisa se desenha, a idéia de evoluir o conceito de sequência e levar para o cinema algo muito próximo do que é o universo marvel nos quadrinhos pode vir a ser, além de algo inédito, o grande trunfo do estúdio para continuar gerando lucros estratosféricos e quebrando barreiras. mesmo com personagens duvidosos como o hulk.

0 comentários: