segunda-feira, 16 de junho de 2008

'o incrível hulk' e a ciência dos super-heróis



sempre achei o hulk é um personagem meio duvidoso. ok, eu li bem poucas hq's do gigante verde e se vi 1 episódio da série com o lou ferrigno foi muito, justamente porque eu não gosto do hulk e não me interesso pelos problemas do hulk. ele não é o salvador da humanidade como o super-homem ou o neo, ele não é dark e fodão como o batman ou o wolverine, ele não é geek e boa-praça como o homem-aranha -- ele está mais para uma versão verde e ainda mais intelectualmente comprometida daquele cara que me batia no colégio. então talvez seja bom sinal eu ter achado o novo filme até bem aceitável.

a marvel tentou levar hulk/bruce banner para o cinema em 2003, com o ang lee na direção, e fracassou. ao invés de aposentar o personagem, eles tentaram de novo, agora com o diretor francês louis leterrier no comando e zak penn (co-roteirista de x-men 2 e 3) assinando o script. tudo parte do plano de dominação mundial do marvel studios, sobre o qual eu vou falar mais para o fim da semana. e não é um reset na franquia, mas também não é exatamente uma sequência - é só uma aventura que se sustenta bem sozinha, sem precisar recontar a origem do herói. edward norton e liv tyler assumem bem os lugares de eric banner e jennifer connelly nos papéis principais e acabam por embasar a história, salvando o filme com o seu indiscutivel talentos, mas no fim o que eles fazem questão de ressaltar são os (bons) efeitos e a pancadaria.

então quem se interessa pelos problemas do hulk provavelmente vai gostar do filme e aproveitar a oportunidade de ver transposta para a tela aquela clássica e divertida ciência de super-heróis - teorias e práticas totalmente descabidas a serviço de uma trama cheia de vilões sem-noção. melhor que isso só a explicação para o hulk usar calças mesmo depois de se transformar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você está um pouco equivocado. O Hulk é o personagem mais rico que existe na HQ em matéria de personalidade porque ele foge aos padrões dos outros heróis que tem a mesmice de pôr um uniforme e fazer justiça. O Hulk é a personificação do lado obscuro de nós e para o seu governo,a saga "Hulk contra o mundo" está fazendo um sucesso estrondoso nas HQs.

Anônimo disse...

O Hulk não é um personagem que sai por aí batendo nos outros a troco de nada, pois ele também protege os seus amigos. Ao contrário do que foi esplanado, quando vejo o Hulk, ele não me lembra o valentão que implicava comigo no colégio, e sim, aquele grandalhão que ninguém peitava ele e que me protegia dos valentões.